segunda-feira, 9 de março de 2015

Peregun.

Mukuiú à todos! Em uma conversa com Pai Edivino, ele nos incitou a procurar saber mais a respeito da planta PEREGUN. Bom depois de um apanhado na internet, fiz um resumo do todo, que vai abaixo para que todos possam se beneficiar da "dica". Imagino que ela tenha muito em comum com Iroko (Gameleira Branca) e pedirei ao Pai Edivino que nos faça um resumo com essa correlação.

Peregun.

PEREGUN

Diz-se ser "O Rei que desperta as divindades na Terra". Seu nome é Yorubá e significa: "chamar (invocar) espíritos. Onde "PE" = Chamar e "EGUN" = Espírito, Ancestral.

É considerada uma árvore sagrada, uma "divindade", e é costume vê-la plantada em terreiros, lugares sagrados para os Orixás e junto ou próxima de seus assentamentos.

Pelo nome da árvora já temos uma pista a respeito de sua finalidade, a de chamar (invocar) espíritos. O povo ancestral Yorubá acabou fazendo um trocadilho, que se Peregun pode chamar espíritos, então também pode chamar a riqueza.

Em Osogbo, existem muitos Pereguns próximos ao assentamento de Oxum, que tem Peregun como árvore sagrada dentro de seu culto e suas folhas são essenciais ao mesmo.

Árvore Africana que difundiu-se no Brasil na época infeliz do tráfico de escravos.

Muito popular nas casas de Candomblé (também nas de Umbanda), tendo uma utilização bastante variada, sendo indispensável na composição do banho litúrgico do candomblé (Àgbo), banhos de defesa, sacudimentos, medicinal, magias, etc. É uma árvore que possui a regência de vários Orixás, entre eles: Exú, Ossaim, Ogum, Oxóssi, Obaluaê e, principalmente, Oxum.

É uma folha de excitação (gún), masculina e ligada ao elemento terra. Sua ligação com Oxum se dá pelo fato dessa planta, em seu caule, conseguir armazenar grande quantidade de água, não sendo a toa um de seus nomes populares no Brasil ser PAU D'água.

Diz-se, muitas medicinas são realizadas com Peregun, tanto para chamar e obter sorte, riqueza, etc, quanto para agradar as feiticeiras.

Como folha de excitação (gún), tem o poder de despertar o transe, por isso ser a primeira das folhas a serem utilizadas no banho de iniciação.

Na África, os assentamentos de Oxum, muitas vezes, são colocados na copa da árvore, no Brasil isso acontece com Ogum. É, também, muito utilizado como cerca viva em torno do assentamento de Ogum, além de ter grande utilização nos banhos de sacramento dos objetos litúrgicos de Ogum, Oxóssi e Ossaim.

Lenda de Peregun.

Ifá dissera, quando Pèrègún o procurava pela sorte: “Pèrègún, se você quiser ter sorte, deverá ajudar a humanidade, fazendo um pacto com as Ajé (Yiámi Osorongá), para sempre ter e poder emanar a sorte, para quem lhe procurar por ajuda.
Foi então que Pèrègún fez um pacto com Aje antes de vir ao mundo, mas não tinha quem o pudesse levar para Àiyé (Mundo material, Terra).
Novamente foi a Ifá, e este dissera: “Pèrègún se você quiser realizar o seu trabalho em Àiyé procure por “Ògún”, pois ele sempre está indo para Àiyé.
Pèrègún procurou por “Ògún”, mas Ogún só levaria Pèrègún, se ele dividisse a sua sorte com Ogún.
Foi então que Pèrègún aceitou o pacto, e por essa razão “Ògún” lhe dissera: “Vou dizer a toda humanidade, que Pèrègún emana a sorte, e quem com ele ficar será agraciado com a mesma”.
Desde então Pèrègún então foi conhecido, e muito procurado por todos em Àiyé.

“Peregun”, a sorte de nossos opositores ficam a nosso favor.

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